Consulta pública sobre medicamento que atua na prevenção do AVC em pacientes com fibrilação atrial que não conseguem o controle ideal da anticoagulação com o tratamento atualmente disponível na saúde pública

Pacientes com fibrilação atrial, cuidadores, amigos, familiares ou profissionais de saúde podem relatar sua experiência ou opinião em uma consulta pública sobre o tratamento no SUS.

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) abriu a consulta pública nº 82 sobre o anticoagulante dabigatrana, indicado para a prevenção de AVC isquêmico em pacientes com fibrilação atrial que não conseguem o controle ideal da anticoagulação com o tratamento atualmente disponível na saúde pública.

Qualquer cidadão pode contribuir, pela internet, até 21 de janeiro, se é a favor ou contra a recomendação inicial da Conitec de que o tratamento não seja disponibilizado aos pacientes.

Consulta pública é um processo democrático para construção conjunta de políticas públicas entre governo e sociedade. Após discutir as contribuições recebidas, a Conitec encaminha sua recomendação final ao Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, que decide se o medicamento será incorporado ao SUS.

É muito simples participar. Veja a seguir:


Arlindo Neto canta para alertar sobre prevenção ao AVC

O cantor e compositor Arlindo Neto aderiu à campanha #SomDoCoração e gravou um vídeo com a música “Meu Caminho”, em homenagem a seu pai, Arlindo Cruz, que sofreu um AVC em 2017. Ao tocar a canção fora do ritmo, Arlindinho chama a atenção para a importância do diagnóstico da fibrilação atrial e da prevenção de complicações graves decorrentes dela, como o acidente vascular cerebral isquêmico. Confira: